quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arranque do projeto - 1ª Visita (14-15 Janeiro 2012)

Dias 14 e 15 de Janeiro de 2012, alguns membros do projeto, deslocaram-se à propriedade que este núcleo pretende arrendar para iniciar a fase EXPERIMENTAL de implementação da comunidade ECOALENTEJO, até esse momento, não conhecíamos as características do terreno, nem tão pouco se este teria água.

Nesta visita, pudemos constatar que o terreno tem uma linha de água, uma barroca, que corre abundantemente e que atravessa toda a propriedade num dos seus limites. O terreno tem uma inclinação que potencia a captação de água em vários pontos. Existe uma construção rural em pedra e barro, um palheiro em ruína com o telhado caído e uma das paredes já com um forte desnivelamento. Contígua a essa construção, existe uma outra em melhor estado de conservação, mas a precisar de reforço na viga central e de restauro total do telhado (substituição de vigas), essa construção servia de abrigo a ovelhas e cabras, é um espaço que se adapta muito facilmente à instalação de uma cozinha depois de uma boa remodelação (feita por nós, obviamente). Existe um muro a cercar toda a propriedade, em algumas (muitas) zonas o muro está caído e por isso precisa de ser refeito.

A terra parece bastante fértil, tem uma diversidade enorme de matos, no entanto, precisa de muito trabalho, existem verdadeiras matas de silvados para remover.

Na verdade, parece-nos que estão criadas as condições para avançarmos com o arrendamento deste espaço. Este espaço EXPERIMENTAL vai permitir-nos tomar contacto com a realidade, será a oportunidade de nos conheceremos melhor, aprenderemos a gerir conflitos, a trabalhar a terra, experimentar culturas, experimentar técnicas de bio-construção, de retenção de água, de captação de energia, será, no fundo, uma experiência integradora e um trabalho muito completos.

A propriedade tem 11700 m2, fica situada numa zona muito bonita, na encosta de uma serra, tem grande potencialidade turística. A região é detentora e demarcada de um vasto património quer artesanal, quer gastronómico, todo esse património está, de uma maneira geral, subaproveitado, abrindo um leque de atividades/oportunidades muito abrangente para quem o queira explorar.

Neste momento temos um grupo constituído por 10 pessoas, mas o nosso objetivo final, é a criação de uma comunidade constituída por cerca de 30 pessoas/famílias e a compra de uma propriedade acima de 40ha que desenvolva no seu interior várias atividades, só desta forma conseguiremos a criação de uma comunidade sustentável para todos os seus membros.

O terren
o EXPERIMENTAL, sendo na mesma zona onde pretendemos implementar a comunidade definitiva, permitir-nos-á desbravar caminhos. Ou seja, as características do solo hão-de ser semelhantes, tomaremos contacto com o artesanato e a gastronomia locais e estabeleceremos ligações de cooperação com as populações locais, desta forma, quando tivermos um espaço definitivo já muito trabalho estará feito. Podemos ir mantendo o arrendamento desta propriedade enquanto vamos reunindo meios para a aquisição do terreno definitivo.

Implementámos uma inscrição e uma quota, que servirão, nesta fase inicial, para o arrendamento do terreno, para o pagamento de alguns serviços (cujos meios que temos não nos permitem autonomia) e para alguns materiais que precisamos de adquirir, nomeadamente, ferramentas agrícolas, rede para vedação, algum material de construção, etc. Quando essa parte estiver assegurada, o dinheiro das quotas e da jóia será depositado com a finalidade de comprarmos então o terreno definitivo.

Vão pagar 50 euros de jóia e 10 euros mensais de quota, as pessoas que pretendam integrar a comunidade (POR PESSOA, não por família - as crianças dependentes dos pais não pagam qualquer valor), seja em part-time ou full-time, ou mesmo todas aquelas que, não querendo integrar esta comunidade, queiram viver esta experiência e poder participar nos workshops, cursos, etc. que organizaremos assim que tivermos criadas condições, estas pessoas poderão também acampar no espaço da ecoalentejo, desde que para tal façam marcação antecipadamente. Todas as pessoas serão informadas, com antecedência, dos trabalhos, cursos, workshops, eventos, que iremos realizar para que possam participar nos mesmos.

Queremos também angariar amigos do projeto ECOALENTEJO, pessoas que querem, exclusivamente, apoiar o projeto, os amigos não pagarão jóia e contribuem com uma quota anual de 30 euros. 

Estes valores: jóia, quotas e donativos, após serem entregues ao ecoalentejo, serão pertença deste grupo e não poderão ser restituídos a quem  os pagou (mesmo que os membros abandonem o projeto). Este dinheiro serve para a compra de materiais ou requisição de serviços necessários ao desenvolvimento do projeto. 

Até ao final do ano de 2012 pensamos ter criadas as condições para nos constituirmos legalmente como associação, temos dois advogados a colaborar com o projeto em regime probono e que estão a estudar qual a melhor forma legal de nos representarmos.

Todas as pessoas que colaborarem financeiramente com o projeto ECOALENTEJO, serão informadas sobre todas as movimentações de dinheiro que forem efetuadas por este grupo. Podem também, e devem, antes de assumirem qualquer compromisso, deslocar-se ao terreno connosco, para conhecerem de perto o espaço e as pessoas envolvidas no projeto.

Esperamos poder contar com a sua confiança, com a sua participação e com a sua contribuição.

Para informação mais detalhada, contacte-nos: ecoalentejo@hotmail.com

Saudações ecoalentejanas,

Adira à nossa página no facebook:

 













 
 



 


 















0 comentários:

Enviar um comentário