O núcleo ecoalentejo, é um micro grupo de um outro maior, o eco-comunidades. O eco-comunidades foi fundado em Maio de 2011, com o objectivo de unir pessoas interessadas em construir, integrar ou participar em comunidades sustentáveis distribuídas por várias regiões de Portugal, apoiando e aconselhando esses grupos de trabalho.
O ecoalentejo é constituído por um grupo de pessoas com um objetivo comum, viver em harmonia com a natureza, numa relação de respeito e reciprocidade com o planeta.
Neste núcleo, temos um interesse especial por formar uma comunidade na zona do Alto Alentejo, os motivos que nos atraem nesta região de Portugal são vários, sendo uma região do interior é também uma região mais desertificada, tem no entanto, um património gastronómico, cultural e artesanal riquíssimo, abrindo um leque de oportunidades imenso para quem o queira explorar - NÓS!
Por não estar no litoral, é uma zona mais acessível do ponto de vista imobiliário.
Sabemos que temos pela frente um percurso árduo, de difícil alcance, com muito trabalho pela frente, mas acreditamos ser possível, trabalharemos com garra para que o nosso objetivo seja alcançado. Sabemos que é possível viver à margem dos cânones que nos querem impor, porque já deixaram de fazer sentido para nós há muito tempo.
Para nós é evidente que não nos encaixamos no modelo de sociedade atual.
Não conseguimos viver em harmonia com uma sociedade que se pauta exclusivamente por políticas economicistas, que cilindra o Homem com contas que ninguém entende, com PIB's, com PEC's, com défices, com juros e mais juros que nos enterram em areias movediças de onde nos querem convencer que não conseguimos sair.
Querem convencer-nos que a única forma de viver é hipotecando-nos ao consumo colossal, à ostentação, ao parecer em prejuízo do ser. O individualismo, o egoísmo e o egocentrismo são os motores das sociedades moribundas em que vivemos. Queremos viver em partilha, respeito, solidariedade, queremos socializar. Lutamos por uma sociedade mais justa, por uma sociedade que dê prioridade às vertentes sociais e humanas, onde a vertente economicista exista apenas como suporte.
A sociedade atual demorará demasiado tempo a fazer essa viragem, não temos tanto tempo e por isso resolvemos avançar para a nossa transição.
O nosso objetivo é criar uma comunidade, onde cada ser humano que a integre possa viver em harmonia consigo e com o meio envolvente. Para isso desejamos criar uma comunidade sustentável, onde as energias usadas sejam renováveis, onde possamos colher da terra aquilo que consumirmos, onde privilegiaremos a construção de edifícios eco-sustentáveis.
Esta é a nossa comunidade, poderá também ser a sua comunidade, se essa for a sua vontade, poderá também integrá-la, estamos abertos à integração de mais pessoas.
0 comentários:
Enviar um comentário